POST MAIS LIDO DA SEMANA!!!

6 de julho de 2019

PILOTO DE SERVIÇOS AÉREOS ESPECIALIZADOS. VOCÊ SABE O QUE ELES FAZEM?



Quando pensamos na carreira de piloto, normalmente nos vem na mente aquele homem bem alinhado, carregando uma mala de mão preta, de uniforme, cercado por comissários, caminhando em direção ao comando de um grande avião.


Outros podem imaginar um homem de macacão militar, do tipo “top gun” caminhando numa base aérea em dos jatos militares ou o helicóptero grande, partindo para alguma missão importante.


Essa figura permeia o imaginário coletivo, quando buscamos uma representação de pilotos, mas a verdade é que muito além das possibilidades de carreira descritas acima existe uma série de atividades que esses profissionais exercem e vamos descrevê-las agora para matar sua curiosidade, ou para você que é da área e busca alternativas de atuação. Bora lá?







Novos mercados, novas posições e muitos paradigmas quebrados nos permitiu avançar em direção ao novo e na aviação não foi diferente. E que bom que pudemos quebrar as barreiras e os estereótipos para voar mais alto alcançando lugares e posições que nem imaginávamos há pouco tempo.

Prova disso são as mulheres conquistando cada vez mais espaço no mercado da aviação. Assim, a cena descrita acima poderia muito bem começar com “uma mulher bem alinhada...caminhando em direção ao comando de um grande avião” (mas esse é assunto para outro post).

Nesse mercado tem uma série de atividades para pilotos interessantíssimas, que muitas pessoas nem imaginam existir, por isso resolvi descrevê-las nesse post, incluindo o que é realizado em cada um desses serviços.

Esses profissionais são denominados de Piloto de Serviços Aéreos Especializados, e prestam serviço para empresas especializadas e sua área de atuação pode ser: 
  • Aeroinspeção de cargas
  • Aerofotografia,
  • Aerofotogrametria,
  • Aerocinematografia,
  • Aerotopografia;
  • Aeroreportagem
  • Aeropublicidade (Publicidade aérea);
  • Aeroprospecção
  • Combate a incêndio
  • Combate a ilícito ambientais
  • Inspeção de oleodutos
  • Inspeção de linhas de transmissão
  • Saneamento, investigação ou experimentação técnica ou científica;
  • Provocação artificial de chuvas ou modificação de clima;
  • Piloto de inspeção de linhas de alta tensão e dutos (petróleo, gás)



AEROINSPEÇÃO DE CARGAS:

O serviço de aeoinspeção de cargas realiza o rastreamento, acompanhamento e/ou localização de cargas. Mais comumente realizada com helicóptero que sobrevoa e acompanha todo o trajeto da carga até o destino.

Também pode ser usado para localizar cargas roubadas de forma aérea, com mais agilidade.


AEROFOTOGRAFIA
o objetivo de capturar fotos pelo panorama aéreo, fazendo um aerolevantamento com fotos, podendo ser realizada com avião ou helicóptero. As câmeras são posicionadas nas aeronaves, e permitem fotos panorâmicas de alta ou baixa altitude. Muito utilizada por empresas de marketing e publicidade, largas extensões de terra para o estudo e desenvolvimento de plantas industriais, bem como de obras e para o setor imobiliário.

 

AEROFOTOGRAMETRIA

O serviço tem   o objetivo de fazer a medição terrestre, utilizando aviões ou helicópteros. As aeronaves possuem câmeras especiais posicionadas para esse tipo de emprego e fazem a medição terrestre detalhada de grandes áreas.


AEROCINEMATOGRAFIA:

Atividade aérea realizada com avião ou helicóptero, e tem por objetivo de filmar o cenário aéreo. As câmeras são posicionadas estrategicamente nas aeronaves para obter tomadas aéreas que seriam impossíveis fazer de outra forma.

AEROTOPOGRAFIA 

O serviço de levantamento topográfico terrestre ou marítimo é uma atividade aérea realizada com o objetivo obter informações da topografia terrestre ou marítima do território nacional, por meio de um sensor instalado e posicionado em um helicóptero ou avião.
Os sensores realizam a leitura da topografia do terreno e geram imagens de alta qualidade, nitidez e precisão, e que podem ser utilizadas para diversos fins, como mapas cartográficos e materiais de geofísica.

AEROREPORTAGEM

O Objetivo é acompanhar registrar acontecimentos importantes no território nacional, para os meios de comunicação de Televisão (TV), rádio, internet, jornais, entre outros. Mais comumente realizada por helicópteros.
As empresas de comunicação utilizam esse serviço para capturar e registrar acontecimentos importantes em foto, filmagem, vídeos e som, para retransmitir ao seu público.
AEROPUBLICIDADE

O serviço é utilizado por empresas e tem por objetivo de realizar campanhas, atividades e projetos de marketing, por meio de banners e faixas afixados em aeronaves ou helicóptero. Normalmente realizado em eventos com alta concentração de pessoas como praias ou shows.



AEROPROSCPECÇÃO
É uma operação aérea realizada com avião ou helicóptero e tem como objetivo detectar, por meio de equipamentos especiais instalados na aeronave, diversos elementos da atmosfera, do solo, subsolo, do mar, da superfície da água ou suas profundezas, e de plataformas submarinas.  Obter informações da parte terrestre, aérea ou marítima.
Pode ser utilizado para permitir a identificação e o estudo dos diversos elementos do ar, terra e água. É ideal para equipes que buscam informações sobre esses elementos com alta precisão.
COMBATE A INCÊNDIO 

Utilizado por órgãos públicos e privados. Normalmente com para o combate a incêndios, principalmente em florestas e áreas de difícil acesso é uma prática que ajuda a combater o fogo com alta precisão e rapidez.

COMBATE A ILÍCITOS AMBIENTAIS – DETECÇÃO E MONITORAMENTO
Trata-se da detecção e monitoramento de práticas ambientais ilícitas de forma aérea, identificando práticas como queimadas, poluição, desmatamento, entre outras. Pode ser realizada com avião ou helicóptero

INSPEÇÃO DE OLEODUTOS
Tem o objetivo de extrair informações através de sensores instalados na para fazer inspeção completa de oleodutos.

INSPEÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO
Extrai informações através de sensores instalados na aeronave com o objetivo de fazer inspeção aérea de linhas de transmissão. Fazem também a inspeção aérea de linhas de alta tensão, inspeção aérea termográfica aérea, inspeção aérea de linhas de energia elétrica, inspeção de linhas de rádio, entre outras.

Para trabalhar como piloto nessas atividades as exigências são de acordo com a aeronave que a empresa utiliza para esse serviço. Se você quer saber melhor sobre essa carreira sugiro a leitura do post: Quero ser piloto, por onde começar?

Eu não sei quanto a você, mas eu fiquei impressionada com o tamanho dessa lista, e acredito ainda que tem mais atividades que não estão listadas.

Você conhece alguma atividade de Piloto de Serviços Aéreos Especializados diferente dessas?

Quero muito conhecer.

Compartilhe conosco

Até o próximo post.







Nenhum comentário: