O QUE FAZ, QUANTO
GANHA E ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PILOTO DE AVIÃO E HELICÓPTERO?
Comandar uma aeronave gigante,
com um maravilhoso e iluminado cockpit, viajar o mundo, usar uniforme, ganhar
bem, enfim, é o sonho de muita gente.
Porém, nem todas as pessoas
que sonham em ser piloto, sonham com o transporte aéreo de passageiros. Mas
será que é possível exercer a profissão de piloto, ser remunerado e não
trabalhar em companhia aérea?
Nesse post vamos mostrar que
sim, vamos entender melhor a profissão de piloto de avião e/ou helicóptero, conhecer
suas ramificações, as peculiaridades, locais de atuação e o perfil exigido para
exercer cada uma dessas atividades.
Pensando no mercado de aviação civil, 66% dos pilotos de aeronaves atuam principalmente no transporte aéreo regular de passageiros, ou seja, em companhias aéreas.
Pensando no mercado de aviação civil, 66% dos pilotos de aeronaves atuam principalmente no transporte aéreo regular de passageiros, ou seja, em companhias aéreas.
Piloto de Companhia Aérea
Segundo o Anuário Brasileiro
de Recursos Humanos Para Aviação Civil (2018) são 8326 pilotos cadastrados que
exercem essa atividade no nosso país e o perfil desse profissional é:
·
98% homens
·
42 anos é a idade média dos pilotos – 34% com
idade entre 35 a 44 anos
·
55% tem ensino superior completo
·
51% dos pilotos trabalham em média 6 anos nessa
profissão, apenas 11% dos profissionais tem menos de 1 ano como piloto de
transporte de passageiro
·
R$ 16.470,00 de remuneração média (66% dos
pilotos tem remuneração acima de R$ 11.000,00)
·
A região sudeste emprega cerca de 74% dos
pilotos.
·
As empresas aéreas contratam cerca de 66% dos
pilotos;
·
Charter e Taxi Aéreo contratam 9% dos pilotos
·
Transporte de cargas contratam 3% dos pilotos
Principais
atividades exercidas por esses profissionais são:
- Pilotar, manusear e controlar aeronaves;
- Inspecionar aeronaves e equipamentos;
- Interpretar regras de tráfego aéreo;
- Monitorar sistemas;
- Planejar voos (exceto em cias aéreas);
- Estabelecer comunicação com órgãos de controle
- Agir em emergências
Requisitos:
Os requisitos podem variar dependendo da empresa aérea ou
do tipo de transporte de passageiros que será prestado. Porém, os requisitos
básicos para ser piloto comercial são:
- 18 anos completo;
- Ensino médio completo (desejável superior completo em Aviação Civil ou Ciências Aeronáutica);
- CMA (Certificado Médico Aeronáutico) 1ª classe válido emitido no Brasil;
- Proficiência em inglês nível ICAO 4 ou superior;
- Treinamento em simulador de avião a Jato (JET- TRAINER) para quem não tem experiência, ou
- Treinamento em Multi-Crew (Empresa RBAC 121/ 135);
- Habilitação PC/ IFR/ MULTI/ PLA;
- Ser titular de licença de piloto comercial na categoria da aeronave pretendida
- Ter no mínimo 200 horas de voo (algumas empresas exigem no mínimo 500 horas) para avião
Média
Salarial:
R$ 5.500,00 - copiloto em início de carreira, voando em linha
aérea regional.
R$ 16.000,00 – Comandante voando em linha aérea regional.
R$ 8.750,00 - copiloto voando em linha doméstica.
R$ 17.500,00 – Comandante voando em linha doméstica.
R$ 14.300,00 - copiloto de voos internacionais.
R$ 23.800,00 – Comandante de voos internacionais.
Para conhecer melhor cada etapa que o candidato a piloto
precisará percorrer para conquistar o tão desejado brevet sugiro a leitura do post: Quero
der piloto... por onde começar?
Para conquistar as horas de
voo necessárias para ser aprovado em uma companhia aérea, muitos pilotos
exercem outros tipos de pilotagem, remunerada ou não.
Além disso, nem todas as pessoas que pretendem ser piloto almejam linha aérea, afinal essa não é a única atividade que um piloto de avião ou de helicóptero pode atuar.
Muito além do transporte público regular de passageiros existe uma série de outras áreas onde é possível atuar como piloto, são elas:
- Piloto de Táxi Aéreo (avião ou helicóptero)
- Piloto executivo (avião ou helicóptero)
- Piloto Instrutor de Voo;
- Piloto de ensaios em voo
- Piloto de Helicópteros para plataforma marítima
(Offshore)
- Piloto Agrícola;
- Piloto de transporte aeromédico
- Piloto de reboque (planador)
- Piloto lançador de paraquedistas
- Piloto de Serviços Aéreos Especializados ( Qualquer atividade remunerada, distinta do transporte público possui uma série de atividades, assunto para o próximo post).
Conheça agora as características dessas atividades, o
perfil e os requisitos de cada uma dessas áreas:
Piloto de Táxi Aéreo
Trata-se de transporte aéreo
de passageiros não regular, e até mesmo de pequenas cargas.
Para transportar de
passageiros a regulamentação em vigor (RBAC 135) exige 500 horas de voo para
voos visuais ou 1200 horas para voar a noite ou em chuva, e o piloto deverá ser
avaliado fisicamente 1 vez por ano, e quanto ao treinamento a avaliação deverá
ser 3 vezes ao ano.
Média
Salarial:
Vai depender do tipo de aeronave.
Avião:
Aeronaves de pequeno porte:
R$
4.000,00 a R$ 15.000,00
Aeronaves Turb-hélices e jato:
Copiloto:
R$ R$ 4.000,00 a R$ 10.000,00
Comandante:
R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00
Helicópteros:
Aeronaves de pequeno porte:
R$4.000,00
a R$7.000,00
Aeronaves de Médio porte:
R$5.000,00
a R$16.000,00
Aeronaves maiores (16 passageiros):
Copiloto:
R$ 10.000,00
Comandante: R$
20.000,00
Piloto executivo (avião ou
helicóptero)
Proprietários de aeronaves,
pessoa física ou jurídica, necessitam de pilotos para suas aeronaves. São
fazendeiros, madeireiros, profissionais liberais como médicos, advogados, grandes
empresários e executivos.
Trata-se de um transporte
aéreo com muitas singularidades como tipo de serviços, tipo de aeronaves, tipo
de operação etc. Por tudo isso fica muito difícil calcular a média salarial.
Piloto Instrutor de Voo
Atribuições:
·
Ministrar instruções de voo em aeroclubes ou
empresas aéreas.
Requisitos:
- Ser titular de um CPL (Certificado de Piloto de Aeronave Leve) ou de uma licença de planador, piloto de balão livre, piloto comercial ou de linha aérea da categoria para qual é requerida a habilitação de instrutor de voo.
- Curso e exame teórico de instrutor aprovado pela ANAC, na categoria apropriada.
- 50 horas de voo no caso de planador e balão livre.
- Para as demais categorias de aeronaves, experiência requerida para piloto comercial, na categoria da aeronave para qual é requerida a habilitação de instrutor de voo.
- Curso de INVA.
Média
Salarial:
Depende da quantidade de horas voadas, já que essa atividade remunera por hora de voo.
· R$ 50,00 por hora (aproximadamente)
Pilotos de ensaios em voo
Esse tipo de piloto é
altamente especializado e a carreira é bastante incomum, com pouquíssimas escolas
especializadas no mundo, apenas 5.
A única
escola de formação de pilotos, civis e militares, de Ensaio em Voo no
hemisfério Sul está no Brasil, e é realizada no IPEV (Instituto de Pesquisas e
Ensaios em Voo), ministrada por meio da
Divisão de Formação em Ensaios(EFEV), que
por excelencia e singularidade é reconhecida pela Society
of Experimental Test Pilot (SETP) e Society
of Flight Test Enginners (SFTE).
Entre suas atribuições o
piloto de Ensaios em Voo executa e gerencia atividades de Ensaio em Voos
experimentais de desenvolvimento, propõe modificações, faz avaliações,
certifica aeronaves e sistemas, entre outros.
Para exercer essa atividade o
candidato poderá ser civil ou militar e como pré-requisito não poderá ter
pendencias judiciais. Os militares fazem ensaios de voo somente em aviões
militares.
Empresas como Embraer, entre
outras, necessitam desse profissional.
Atribuições:
- Realizar ensaios de voos em protótipos com a finalidade de aprovar novos modelos e tipos de aeronaves.
- Executar voos especiais em aeronaves recém-saídas das linhas de produção ou das oficinas de manutenção.
Requisitos:
Ser titular de uma licença de
piloto de linha aérea;
Categoria avião:
- Ser titular de, pelo menos, uma habilitação correspondente a um avião à reação e um avião na categoria transporte, para atuar como piloto de ensaio.
- Possuir 1500 horas de voo como instrutor (200 precisa ser em motores à reação).
Categoria
Helicóptero:
- Ser titular de, pelo menos, uma habilitação correspondente a um helicóptero multimotor com peso máximo de decolagem acima de 4000 Kgt (quilograma-força) para atuar como piloto de ensaio.
- Possuir 700 horas de voo.
Média Salarial:
Acima
de R$ 20.000,00
Piloto de Helicópteros para
plataforma marítima (offshore)
Diariamente
pessoas necessitam de transporte aéreo, mais especificamente um helicóptero
para chegar ao seu trabalho. São profissionais que trabalham em plataformas
marítimas de óleo e gás.
Esse tipo de transporte tem características
peculiares, afinal o pouso e decolagem dessas plataformas estão sujeitos a movimentação
de ondas e mar, os espaços são restritos e exigem do piloto muita experiência e
um rigoroso treinamento, sem esquecer é claro dos diversos procedimentos de
segurança.
Atribuições:
- Operar aeronaves;
- Traçar plano operacional;
- Inspecionar aeronaves e equipamentos;
- Interpretar regras de tráfego aéreo;
- Agir em emergências
- Realizar serviços especializados
- Transportar pessoas e cargas para plataformas
(offshore)
- Transportar trabalhadores feridos ou doentes
para instalações médicas terrestres
- Auxílio no levantamento geológico
Requisitos:
·
18 anos completos
·
Ensino médio completo;
·
CMA (Certificado Médico Aeronáutico) 1ª classe
válido
·
Ser titular de licença de piloto comercial na
categoria da aeronave pretendida
·
500 horas de voo.
·
Treinamentos para plataforma marítima
Média
Salarial:
·
Copiloto:
R$ 10.000,00
- Comandante: R$ 20.000,00
Piloto Agrícola
A aviação agrícola tão
necessária para nosso país, emprega pilotos que tem a responsabilidade de
pulverizar produtos que protegem a lavoura de pragas e doenças.
A alta remuneração (por volta
de R$ 100 mil/ano), a quantidade de folgas anuais (o piloto só trabalha na
safra, normalmente 6 meses) e a possibilidade de voar muito, completando assim
as horas de voo necessárias para se qualificar para voar em outros mercados,
chama a atenção de muitos pilotos.
Esse tipo de modalidade
aeronáutica exige muito do piloto, pois, necessita de habilidade para voos em
baixa altitude, muita atenção e concentração. Além disso, existe o risco
intoxicação por produtos químicos
Atribuições:
- Operar aeronaves na realização de serviços de pulverização agrícola, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança;
- Traçar plano operacional
- Inspecionar aeronave e equipamentos;
- Interpretar regras de tráfego aéreo;
- Agir em emergência.
Requisitos
- Ser titular de habilitação de piloto da categoria da aeronave para qual a habilitação de piloto agrícola é requerida, com habilitação correspondente à aeronave utilizada para operação agrícola válida;
- Curso e exame teórico de voo aprovado pela ANAC, na categoria apropriada;
- Curso e exame prático de piloto agrícola, aprovado pela ANAC, para a categoria da aeronave correspondente à licença na qual será averbada a habilitação;
- 400 horas de voo
Média Salarial:
100.000,
a 150.000,00 por ano, ou por safra
Piloto de Transporte Aeromédico
Trata-se de um serviço
integrado ao sistema de atendimento pré-hospitalar. Desde 1998, com a criação
de diversas empresas de transporte aéreo, esse tipo de transporte teve um
grande impulso, necessitando, cada vez mais, de pilotos qualificados para
exercer essa modalidade.
São requeridos, para esse tipo
de transporte, aeronaves que possam fazer resgates e atender emergências
médicas, Unidade de terapia intensiva (UTI) Aérea, Transporte de Órgãos Vitais
para transplantes (TROV), entre outros.
Pode ser realizado em
aeronaves de asa fixa ou rotativa. Esse tipo de serviço está subordinado à
autoridade técnica de um diretor médico, que deverá ter experiência, entre
outras coisas, em fisiologia de voo, noções de aeronáutica e conhecimentos de
medicina aeroespacial.
O piloto deverá ser habilitado
à operação da aeronave. Para atuação em ações de
resgate em helicópteros, sob a orientação do médico da aeronave, é recomendável
que o piloto possua também capacitação em manejo auxiliar de pacientes, como
ação complementar à ação do médico responsável, se necessária.
Média Salarial:
·
R$5.000,00
a R$12.000,00 (dependendo do tipo de aeronave)
Piloto rebocador de planadores
O planador é um excelente
treinador de pilotos, usado também para aerodesporto. Trata-se de uma aeronave
sem motor que precisa ser rebocada até atingir uma altitude e uma térmica
(corrente ascendente de ar) para que possa voar, necessitando portando de uma
aeronave rebocadora.
Muito embora a habilitação de
piloto de rebocador de planador e de lançador de paraquedista tenha sido
extinta, a profissão ainda existe, com novas regras e menos burocracia para
quem quer exercer essa atividade. É necessário obtenção de registro de endosso
na CIV e CIV digital para exercer essa modalidade.
O piloto rebocador de planador
precisa ter habilitações de Instrutor de Voo (INVA), correspondente ao modelo
de aeronave que será utilizada para o reboque, licença de planador, com pelo
menos 100 horas de comando no modelo da operação de reboque e endossado para
realizar as operações como piloto rebocador de planador.
Média Salarial:
Nem sempre remunerado a piloto
rebocador de planadores normalmente exerce essa atividade para complementar as
horas de voo e obter assim maior experiência.
Piloto Lançador de paraquedistas
É o mesmo caso do piloto
rebocador de planadores, ou seja, não necessita mais de habilitação emitida
pela ANAC para exercer a atividade. É necessário obtenção de registro de
endosso na CIV e CIV digital para exercer essa modalidade.
Como pré-requisito o piloto
precisará possuir uma licença de piloto de avião, com a habilitação
correspondente à aeronave utilizada para a operação de lançamento de
paraquedistas válida, comprovar 100 horas de voo de avião das quais 50 horas
deverão ter sido realizada como piloto em comando.
Ufa.... quantas opções!
Mas não para por aqui. No
próximo post vamos falar mais como ser Piloto de Serviços Aéreos Especializados
e descrever atividades como: Piloto de Inspeção de cargas, Aerofotografia,
aerofotogrametria, aerocinematografia, aerotopografia, e muito mais. Fique
ligado.
Você consegue imaginar
pilotando em uma plataforma marítima, em uma companhia aérea ou como piloto
agrícola?
Qual é a sua “praia”?
Onde ou qual aeronave você
sonha pilotar?
Compartilhe conosco.
Vou adorar conhecer seus
projetos.
2 comentários:
Muito boa essa informação,abrangeu muito a diversidade(classes de pilotos)e suas atribuições!gostei,parabéns
Muito obrigada
Postar um comentário