É mesmo fascinante sobrevoar
uma cidade de helicóptero. Eu já tive essa incrível experiencia e recomendo a
todos. Mas muito além de ser passageiro em um voo panorâmico, existem pessoas
que sonham pilotar esse tipo de aeronave.
Ficam fascinados em ouvir o som
das hélices e do motor, olham fixamente acompanhando com os olhos seu
deslocamento pelos céus.
É uma carreira que requer um
investimento considerável e muitos se perguntam: Quanto ganha um piloto de
helicóptero?
Nesse post vamos falar a
respeito dos salários e formas de atuação do piloto de helicóptero.
A resposta para a pergunta: Quanto ganha um piloto de helicóptero? Depende de uma série de fatores como experiência, o tipo de helicóptero a ser pilotado, o tipo de empregador, tipos de serviços a ser prestado e por isso há uma enorme variação de salários.
O tipo de helicóptero é sempre um grande diferencial e um
denominador comum na composição do salário para todas as categorias, ou seja,
quanto maior e mais completo for a aeronave, mais exige especialização do
piloto e maior é o salário.
Assim como os pilotos de
avião, e para simplificar a resposta, vou dividir por categorias, são elas:
1. Pilotos Militares
2. Pilotos Civis
1 1. Pilotos Militares
Os
pilotos militares prestam concurso público e são treinados pela Força Aérea,
pela Marinha, pelo Exército e pela Polícia Militar das Forças Auxiliares de
cada estado.
Nesse
caso o investimento pela formação é todo do Estado Brasileiro ou os estados.
O
salário de um piloto militar depende muito do posto em que se encontra (da
patente) e pode variar entre:
R$
7.000,00 a 15.000,00
2 2. Pilotos Civis
O
piloto civil é formado com recursos próprios e preparado para operar em
diversos locais com variação salarial entre elas.
Sob
o risco de parecer muito genérica, vou fazer uma divisão com o objetivo de
simplificar dividindo o Piloto Civil em apenas três categorias:
a) Piloto
de transporte aéreo público não regular (Taxi Aéreo)
b) Piloto
da Aviação Geral (piloto executivo, piloto agrícola e serviços especializados)
a)
Piloto
de transporte aéreo público não regular (Taxi Aéreo)
Piloto
de Taxi Aéreo
É um piloto contratado por uma empresa que
presta serviços de transporte aéreo de passageiro não regular, ou seja, não é
uma linha com datas e horários fixados.
Normalmente a remuneração é composta por um
salário base mais um valor por quantidade de horas voadas. A quantidade de
horas acumuladas do piloto também conta na hora dessa composição salarial.
Um piloto em início de carreira, com 500 horas
de voo, ganha inicialmente:
R$ 3.000,00
Um piloto com maior quantidade de horas de voo
R$ 12.000,00 a 20.000,00
Piloto de Táxi Aéreo (offshore)
São
pilotos que transportam pessoas para plataformas marítimas e dessas plataformas
para o continente. Eles são funcionários de empresas que prestam serviços para
empresas de petróleo, como por exemplo, Petrobras.
Esse
tipo de transporte tem características peculiares, afinal o pouso e decolagem
em plataformas marítimas estão sujeitos a movimentação de ondas e mar, os
espaços são restritos e exigem do piloto muita experiência e um rigoroso
treinamento, sem esquecer é claro dos diversos procedimentos de segurança.
Por
tudo isso esse piloto tem um salário diferenciado em relação dos seus colegas
do setor de táxi aéreo.
Um
copiloto desse tipo de transporte ganha em média R$ 12.000,00.
O
comandante de helicóptero que faz offshore ganha acima de R$ 25.000,00 quando
pilota uma aeronave de grande porte, tipo Super
Puma 225 e S-92.
a)
Piloto
da Aviação Geral (piloto executivo, piloto agrícola e serviços especializados)
Piloto
para Reportagens Aéreas
As empresas de comunicação
utilizam esse serviço para capturar e registrar acontecimentos importantes em
foto, filmagem, vídeos e som, para re-transmitir ao seu público.
A remuneração pode variar entre
R$ 7.000,00 a R$ 15.000,00
Existe uma série de atividade que
pode ser exercida por piloto de helicóptero nessa categoria, tais como:
·
Transporte aeromédico
·
Combate a incêndio (civil e militar)
·
Combate
a Ilícitos Ambientais – detecção e monitoramento
·
Inspeção
de oleodutos
·
Inspeção
de linhas de transmissão
Todas
essas atividades são remuneradas levando em consideração:
·
A experiência do piloto que pode ser “medida”
em horas de voo
·
Tipo de helicóptero a ser pilotado,
·
Tipo de empregador,
·
Tipos de serviços a ser prestado e a
complexidade do mesmo
Com esses salários você
acredita que é um bom negócio investir nessa carreira?
Ou você, como eu, acredita que
quando pensamos em escolher uma profissão, levamos em conta muito mais a
vocação e paixão do que o investimento propriamente dito?
Conte para mim o que você
pensa sobre isso, vou adorar saber sua opinião.
Nos vemos no próximo post.
Até lá
Um comentário:
Boas informações
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