POST MAIS LIDO DA SEMANA!!!

20 de junho de 2016

Quanto custa a formação de piloto de avião e helicóptero?

Muitas pessoas gostariam de seguir a carreira de piloto de avião ou piloto de helicóptero. Sabendo da dificuldade em colher todas as informações necessárias sobre os custos ou investimentos para se formar como piloto de avião ou de helicóptero, a Editora Espaço Aéreo preparou esse post com a pretensão de ajudar os candidatos a obter uma noção aproximada do valor desse investimento, já que os valores têm uma série de variáveis (preço praticado por cada escola, cidade, época do ano, entre outras).



Usamos como base escolas de pilotagem de São Paulo, e obtivemos uma média de custos. Gostaria de salientar que algumas escolas podem cobrar taxas, como por exemplo, taxas administrativas, de adaptação em aeronaves, taxas de check, etc., que não incluímos nesse levantamento de custos.
Como já dissemos anteriormente (Post: Quero ser piloto, por onde começar?), o curso de piloto é dividido em etapas:
  • Piloto Privado (PP)
  • Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC-IFR)
E em cada etapa o candidato precisará buscar a formação:
  • Teórica (Em escolas de aviação, aeroclubes e/ou universidades).
  • Prática (Em escolas de aviação, aeroclubes).
Cada etapa conquistada o aluno receberá um certificado que serve como passaporte para a próxima fase.
Para formar-se piloto privado de Avião (PPA) ou piloto privado de helicóptero (PPH) é necessário:
  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
  • Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades*.
  • Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto privado.
  • Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevê. Mínimo de 35 horas de voo para PPA e 37 horas de voo para PPH.
* A formação superior não é uma exigência de empresas aéreas atualmente, mas como já dissemos anteriormente, trata-se de uma tendência e certamente o candidato que a possuir terá um diferencial em seu curriculum, onde um leque de possibilidades de carreira se abrirá, inclusive em áreas técnicas e administrativas na aviação, podendo inclusive conseguir um estágio em empresas aéreas durante sua formação, o que certamente poderia facilitar seu ingresso como piloto nessa mesma empresa. #ficaadica (Leia também: Nem só de piloto vive a aviação).
Os custos para Piloto Privado de Avião (PPA) são:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PPA R$       580,00
Teórico PPA R$    2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
35 Horas de Voo (mínimo) R$                 470,00 R$ 16.450,00
TOTAL: R$ 20.030,00
Obs. Para esse orçamento o avião usado como referencia é o Cesna 152.

Os custos para Piloto Privado de Helicóptero (PPH) são:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PPH R$       580,00
Teórico PP R$   2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
37 Horas de Voo (mínimo) R$                 950,00 R$ 35.150,00
TOTAL: R$ 38.730,00
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.

Na segunda fase, ou seja, na formação para Piloto Comercial e de Voo por instrumentos de avião (PC/IFR) ou de Piloto Comercial de Helicóptero (PC-H) existem basicamente os mesmos custos de curso teórico, as taxas para prova teórica, mais um certificado médico aeronáutico (CMA) próprio para Piloto Comercial, além, é claro, das horas de voo.
Mas, no caso de Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC/IFR) de avião o candidato precisará fazer no mínimo 150 horas práticas de voo em avião de instrução, incluindo horas em aeronaves que possuem multi motor além de horas em simuladores de voo.
Para formar-se piloto comercial de Avião (PCA/IFR/Multi) é necessário:
  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
  • Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades.
  • Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto comercial e de voo por Instrumentos (PC/IFR).
  • Curso prático em simuladores de voo (mínimo 30 horas).
  • Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevet. Mínimo de 150* horas de voo para PC/IFR/Multi.
*Observações:
1) As horas de voo do curso de piloto privado podem ser deduzidas desse total. Portanto se o candidato fez 35 horas de voo de PP ele precisará fazer mais 115 horas mínimas para concluir o curso de PC/IFR.
2) O candidato precisará fazer também 15 horas de voo (mínimas) em avião de instrução com multi motores tipo SENECA.
Portanto para concluir essa segunda fase, o futuro piloto comercial de avião (PC/IFR/Multi) precisará investir:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PCA/IFR/Multi R$       600,00
Teórico PC/IFR R$    2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
30 Horas em simuladores (mínimo) R$                 140,00 R$    4.200,00
100 Horas de Voo (mínimo) R$                 470,00 R$  47.000,00
15 Horas de Voo (mínimo) R$              1.500,00 R$  22.500,00
TOTAL: R$  77.300,00
Obs. Para esse orçamento os aviões usados como referencia foram o Cesna 152 e o SENECA.

Para piloto comercial de helicóptero os requisitos são os mesmos, ou seja, curso teórico, CMA, prova da ANAC, o que diferencia é a quantidade de horas de voo mínima (entre simulador, horas de voo e check) exigida que é 67.
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PCH R$       580,00
Teórico PCH R$   2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
10 Horas de Simulador (mínimo)R$ 950,00 R$  9.500,00
55 Horas de Voo (mínimo)R$ 950,00 R$ 52.250,00
2 Horas de Voo – CheckR$ 950,00 R$ 1.900,00
TOTAL: R$ 67.230,00
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.

Os preços descritos nesta tabela são apenas como referência e com certeza variam, principalmente dependendo da forma como o aluno vai pagar. Se fizer um pacote de horas com uma escola/aeroclube, com pagamento a vista com certeza o aluno conseguirá um belo desconto em cima desses valores.
Além do investimento financeiro, para seguir nesta carreira você tem que investir muito tempo de estudo e ter muita dedicação e foco. Pois voar é uma atividade complexa que requer muito preparo.
Apesar dos preços serem consideravelmente altos para se formar como piloto, tenho certeza de que vale cada centavo investido nesta carreira, pois como diria Leonardo da Vinci: “Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar.”

120 comentários:

Fernando Rodrigues disse...

Obrigado pela reportagem foi de muita valia

XXT disse...

Muito maneiro

rodrigo trampa disse...

Parabéns pela matéria, me tirou muitas duvidas.

Marcos Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Dani disse...

MARCOS DANI25 de março de 2018 23:55
Há uma idade máxima para piloto PHC?
Já voei muito mas com câmera e gostaria de pilotar comercialmente.... tenho 48 anos....

Las_Noches disse...

Gostaria de saber se para fazer as horas de voo tem exigência de tempo, ou se posso simplesmente fazer aos poucos.

Las_Noches disse...

Gostaria de saber se ha um tempo para eu voar as 35 horas ou se posso ir voando aos poucos.

Unknown disse...

Legal

Unknown disse...

Qual grau de escolaridade é necessario para obter a carta aerea

Unknown disse...

Ensino médio completo

Unknown disse...

Oi muito legal a materia .mais gostaria de saber ate me tornar um profissional de voo em media de quanto tempo e qual custo em media para tal?obrigado aguardo atenciosamente

MATHEUS disse...

RESUMINDO É IMPOSSÍVEL EU SER PILOTO COM ESSES VALORES

Unknown disse...

Tempo ilimitado

Unknown disse...

Qual o máximo de tempo para poder concluir um curso de piloto de helicóptero? Visto que precisarei de no mínimo 100 mil...

Unknown disse...

Acredito que seja um pouco mais porque tem o quebra kkkk

Unknown disse...

Bom dia..
Quanto tempo em média , se formam novos pilotos , e se após a formação tem emprego garantido , qual a renda mensal em média?

Unknown disse...

Pode fazer no seu tempo ,muito demoram a se formar por falta de renda ,mas não a tempo o que importa é fazer as horas de voo exigidas.

Unknown disse...

Bom

Alessandro disse...

Existe algum órgão que financia estes valores??

Unknown disse...

Gostaria muito de conhecer uma escola de aviadores..para estudar nas melhores condições

Jackson disse...

Eu vendi minha casa e estou pensando em investir meus 250 mil num curso completo pra piloto, mas tenho medo de não dar em nada e eu ficar sem casa, fiquei sabendo que os pilotos aqui da minha cidade gsnham em media 12 mil por mês, se for assim em 2 anos eu recupero o investimento com sobras 🤔

Unknown disse...

Esses valores são divididos ou esse valores são vista

Unknown disse...

Qual orgão que finacia esses valores ?

Unknown disse...

Quando vai ser exigido o ensino superior ?

Unknown disse...

Aí sim e meu sonho rapaziada ser um piloto de avião..

Unknown disse...

Boa pergunta estava pensando nisso tb

Anônimo disse...

Estude bastante ,passe num concurso publico e junte dinheiro. Ja estou quase podendo fazer um curso completo de piloto.Sei que e dificil , mas voce vencerá .

Unknown disse...

Como eu fasso pra entrar em contato com vcs

Anônimo disse...

Jackson, pra você voar comercialmente por uma empresa de aviação é necessário no minmíno 1.500 horas de vôo

Unknown disse...

E è facil arrumar emprego com o certificado na mào

Unknown disse...

nada e impossivel imponha metas em sua vida corra atras dos seus sonhos,boa sorte deus lhe abencoe em seus objetivos

Anônimo disse...

eu quero fazer um curso de piloto de avião quanto custa o curso

Anônimo disse...

Curso superior de que? medicina? direito? engenharia civil? letras? contabilidade? Para pilotar, curso superior não serve para nada! Talvez você pense: "mas a exigência de curso superior ja ajuda a dar uma filtrada nos candidatos a pilotos". Concordo com você, mas observe que o valor para fazer o curso ja filtra o suficiente as pessoas, meu caro.

Unknown disse...

Como está o mercado de pilotos de avião e helicóptero?

Anônimo disse...

Qual salário meméd inicial como piloto de helicóptero formado ? Existe idade mínima/máxima ? Este mercado é fechado/reservado/prpropenso a profissionais com idades específicas ?

Antonio Caser disse...

Isso é só para ricos...

Unknown disse...

Acho que deveria ter um financiamento do governo federal assim como fazem com as faculdades

Unknown disse...

Olá queria me tornar um piloto

Unknown disse...

Axo q o feijao não vai abaixar...

Anônimo disse...

Olá quero saber se é obrigatório paga tudo a vista?

Unknown disse...

Também queria saber quanto ganha no mínimo piloto de avião comercial

Unknown disse...

só pra rico to fora!

Unknown disse...

Tô pensando em fazer o curso, alguém pode me esclarecer como funciona tudo por favor...

Edna Soares disse...

Que bom que gostou

Unknown disse...

Questão muito importante: visto que o custo do curso completo seja alto, qual a idade máxima para se conquistar um brevê?

Unknown disse...

Com a PPA eu já posso atuar no mercado de trabalho

Unknown disse...

Não possui limite, até mesmo porque você pode obte-lo por hobbie.

Unknown disse...

Infelizmente não. Só é permitido receber pela atividade após a obtenção da Licença de Piloto Comercial.

Thiago Henrique Gomes disse...

É obrigatório fazer primeiro o curso piloto privado e depois o curso para piloto comercial,tenho que fazer os dois ??????
Não teria como fazer direto o de piloto comercial ???

Unknown disse...

Pessoal olhando nossas situação financeira parece impossível,mas td é possível para aquele que crer.

sandaliamix disse...

Alguém sabe dizer se nordeste tem curso prático para piloto de helicóptero. Se não qual o estado mais próximo que tem ???

Preto velho disse...

Vc tá velho vai morrer logo logo, deixe quieto disso. Fique descansado na sua casa mesmo. Deixa essas profissão prós mais novinhos igual eu kkk

Preto velho disse...

Vai ficar só no sonho mesmo kkkkk você é incapaz

Preto velho disse...

Tá achando que isso daqui é curso da comenor otário, você nunca vai ser nada na sua vida

Rodrigo disse...

Tipo se eu quiser pilotar aviões de grandes companhias aéreas pelo mundo a fora , quanto terei que gastar no total do curso ???

Rodrigo disse...

Acho q não cara ! Eu sempre tive esse sonho , mais já sou um cara velho de 37 anos e a 10 eu vinha juntando uma economia pra isso e cheguei a juntar 140 mil reais , mais desisti e comprei um terreno e vou fazer casa de aluguel . Mas foi por causa da idade mesmo , se eu fosse mais jovem eu ia me aventurar nisso

Unknown disse...

Tem a exigência de CNH ? Se tiver qual a categoria ?

Unknown disse...

Muito bom

Xandré disse...

Acho que estás a precisar de uma pica.

Unknown disse...

Um dia vou realizar meu sonho e vou pilotar essa nave

Unknown disse...

Com esse português e humildade vai ser piloto mesmo, hein! Kkkkkkkk

Cebolildes disse...

Obrigado

Unknown disse...

Estou cursando o segundo ano do ensino médio posso fazer o ppa

GSantos1977 disse...

Financiado pelo governo com verba publica, recolhida dos contribuintes? Assim cmo médicos formados pelas universidades publicas, mantidas com verba publicas...Depois q se formam, se sentem deuses e tratam muito mal aqueles q financiaram os 6 anos de faculdade deles. Humm, sei.....

JEAN Maia disse...

NÃO sei como vim para aqui kkkkk

Unknown disse...

kkkkkkkkkk

Unknown disse...

Muito bom bem explicado pretendo me formar em aviacao e tô a procura de informações foi muito útil obrigado

Unknown disse...

Vamos conseguir em nome de JESUS

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Eu queria saber se os Preços Continuam O Mesmo,Pois todos esses dados são de 2016

Unknown disse...

Com certeza não

Unknown disse...

Está na mesma média de preço sim. Estou fazendo o teórico de PPH. Em algumas escolas eles fecham pacotes com descontos pras aulas práticas, vale a pena pesquisar antes.

Unknown disse...

Eu tenho 12 classe pode encarar nessa escola?

Unknown disse...

Resumindo, quanto fica o valor mínimo para poder pilotar em uma empresa aérea?

Frango iCia disse...

Até quant8 anos de idade pode fazer o curso, eu tenho 65 anos posso realizar esse curso, ou Não sem chance.

Unknown disse...

Gostaria de saber a onde posso me informar ou conhecer o local de simulação?

Alexandre disse...

E vdd q para se tornar um piloto comercial o investimento gira em torno de R$100.000,00?

Maikon disse...

Qual o valor em media de investimento do zero ate vc estar empregado ?

Daniel disse...

Baixa um aplicativo e comece a voar, super fácil. Não perca tempo.

Daniel disse...

Baixa um aplicativo e comece a voar, super fácil. Não perca tempo.

Rodrigo disse...

Afinal quanto custaria um curso completo tipo pra pilotar aviões grandes das companhias aéreas , mas dentro do Brasil somente sem sair pro exterior ???

Unknown disse...

Sera que um engenheiro civil ganhando 7 mil por mes consegue se formar

Unknown disse...

Não

Unknown disse...

Não, você tem obrigatórioamente que voar 35h sem parar!

Unknown disse...

.

Unknown disse...

Estes comentários só podem ser piadas!!! Não tem condições de uma coisa dessas não rapaz.

Anônimo disse...

Também pq a demanda de pilotos e bem alta.

Unknown disse...

A demanda de pilotos de avião é muito alta pelos poucos profissionais.

Anônimo disse...

Então lute

Anônimo disse...

Acredito que no mínimo 140000 reais, mas vc terá que começar em pequenas aerolíneas, para juntar horas de voo.

Anônimo disse...

140000

Unknown disse...

Nao

Unknown disse...

Não, a triste verdade é de R$140.000,00

Unknown disse...

90.000,00

Unknown disse...

R$140.000,00

Unknown disse...

E u qe¿

Le disse...

Não necessariamente. A maioria das companhias aéreas brasileiras requerem o ensino superior para exceto a profissão de Piloto comercial. Não é necessário cursar Avião Cívil, tão pouco Ciências Aeronáuticas, mas sim ter o diploma de ensino superior.
A avião é um setor que muda constantemente. Hoje pode existir um requisito para algo, amanhã não mais. Ainda assim, eu te aconselharia a considerar a possibilidade de cursar uma graduação, seja ela um bacharel ou tecnólogo.

Bons voos!

Le disse...

Meu jovem, guarde todas as suas opiniões desconstrutivas para você.

E para todos aqueles que desejam tornar-se piloto, a jornada não é fácil mas com certeza valerá a pena. Organize-se, revejam as suas prioridades, dedique tempo para vocês e ao menos tentem antes de dizer que é impossível.

Forte abraço!

Unknown disse...

Se fosse barato ia ser igual motorista de Uber, acho justo o valor

FAMILIA disse...

Gostei muito , QUERO para meu filho

Pupilo disse...

Caraí mano o cara e foda acha q vai voar 35 hrs sem parar kkkkkkkkk

Pupilo disse...

Acho q só eu mesmo aqui em 2020

Unknown disse...

Quanto tempo de curso teórico?

Anônimo disse...

Infelizmente terei que enfiar meu sonho no meio do meu c*... KKKKKKK

Anônimo disse...

Acho que vc é o cara do futuro kkkkk

Unknown disse...

Moço, Não sei se tem idade máxima, mas corre atrás, nunca é tarde, só é tarde demais quando morrermos

Unknown disse...

O cara tem q ser muito bom para voar 35 horas sem parar Akkakakakakakak

Unknown disse...

Eu tbm estou em 2020

Unknown disse...

E o quebra quem sabe quanto é ?

Unknown disse...

tem no google mais o mínimo tá entre 8 a 10 mil por aí e o maior salário quase 30

Unknown disse...

mano é um avião não um carro

Unknown disse...

do PP são 6 meses a um ano alguma coisa assim

Wagner-Liima disse...

Como realizar um sonho desse tendo os ganhos mensais com enorme dificuldade chegando $2.500,00? Pagando aluguel ou prestação da casa financiada, água , luz, mercado e demais despesas pessoais necessária? Triste realidade, mas isso não é pra todos .

Anônimo disse...

Corre atrás dos seus sonhos, tente fazer alguma maneira de sobrar um dinheiro legal no final do mês, pode até ser difícil mas depois tudo se resolve.

FAMILIA disse...

Sim muito bom , correrei atraz , obrigado por sua postagem , é muito incentivador.

kk disse...

Sonho caro esse meu

Wallace disse...

Se tiver disposição e combustível, você voa as 35 horas ;)

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Meu sonho é tirar a breve e me tornar uma piloto mais não tenho condições financeiras pra isso se tivesse um financiamento pelo governo igual a faculdade iria fazer

Ismael disse...

Tenho como pagar , mas meu filho não se interessa