Muita gente gostaria de saber
quanto ganha um piloto de avião, seja por curiosidade ou porque gostaria de
entrar para esse mercado.
São muitas as respostas
possíveis para essa pergunta objetiva, pois a carreira de pilotos tem muitas
peculiaridades. Nesse post vamos responder essas questões de forma mais
simplificada possível.
Nos posts “Profissão Piloto” e “Piloto de Serviços Aéreos Especializados. Você sabe o que eles fazem?” descrevemos as várias formas de atuar na aviação, os requisitos básicos, as atribuições e o perfil do piloto que atua nessas diferentes áreas. Vale a pena dar uma espiadinha neles.
Objetivamente falando podemos
dividir os pilotos em categorias, a primeira divisão seria:
Militar
Os pilotos militares prestam concurso
público e são treinados pela Força Aérea, pela Marinha, pelo Exército e pela
Polícia Militar das Forças Auxiliares de cada estado.
Nesse caso o investimento pela formação é
todo do Estado Brasileiro ou os estados.
O salário de um piloto militar depende
muito do posto em que se encontra (da patente) e pode variar entre:
R$ 7.000,00 a 15.000,00
Civil
O
piloto civil é formado com recursos próprios e preparado para operar em
diversos locais com variação salarial entre elas.
Sob o
risco de parecer muito genérica, vou fazer uma divisão com o objetivo de
simplificar dividindo o Piloto Civil em apenas três categorias:
1)
Piloto de transporte aéreo público regular (linha
Aérea)
2)
Piloto de transporte aéreo público não regular
(Taxi Aéreo)
3) Piloto
da Aviação Geral (piloto executivo, piloto agrícola e serviços especializados)
1) Piloto de Transporte Aéreo Publico Não Regular:
Piloto de linha Aérea
O
piloto de linha aérea também pode ser dividido em três categorias:
a) Voos
Internacionais
Pilotos
e copilotos que comandam grandes aeronaves e atravessam países e/ou
continentes.
O
salário pode variar, pois, depende da quantidade de horas voadas no mês.
Em
média os salários são:
Comandante
R$ 25.000,00
Copiloto
R$ 14.000,00
b) Voos
domésticos
Esse
piloto realiza voos domésticos (dentro do país), por exemplo em ponte aérea
(São Paulo – Rio de Janeiro), suas aeronaves são de grande porte, porém menores
daquelas que voam internacional.
Igualmente
ao piloto internacional, o salário pode variar pois depende da quantidade de
horas voadas no mês.
Em
média os salários são:
Comandante
R$ 17.000,00
Copiloto
R$ 10.000,00
c)
Voos
Regionais
Os
pilotos que atuam em voos regionais, operam em rotas mais curtas, em aeroportos
regionais, com aeronaves menores do que aqueles usados em linhas domésticas.
Nesse
caso nem sempre as empresas remuneram considerando as horas de voo, depende da
empresa empregadora.
Em
média os salários são:
Comandante
R$ 14.000,00
Copiloto
R$ 7.000,00
2)
Piloto
de transporte público não regular
Piloto
de Taxi Aéreo (avião)
Como o próprio nome diz, é um
piloto contratado para fazer transporte aéreo de passageiro não regular, ou
seja, não é uma linha com datas e horários fixados, podendo transportar pessoas
e até mesmo pequenas cargas.
Esse
profissional normalmente é funcionário de empresas que prestam serviços de Taxi
Aéreo e, também, tem remuneração baseada na quantidade de horas voadas, além do
salário base.
O tipo
de helicóptero é um grande diferencial na composição do salário para todas as
categorias, ou seja, quanto maior e mais completo for a aeronave mais exige
especialização do piloto e maior é o salário.
Média
Salarial:
·
Aeronaves de pequeno porte:
R$ 4.000,00 a R$ 15.000,00
·
Aeronaves Turb-hélices e jato
Copiloto: R$ R$ 4.000,00 a R$ 10.000,00
Comandante: R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00
3)
Piloto
da Aviação Geral
Existe
uma gama enorme de serviços prestados nessa categoria, os mais conhecidos são:
a)
Piloto
executivo (avião)
Empresários, fazendeiros,
madeireiros, profissionais liberais como médicos e advogados, e executivos de
grandes empresas contratam pilotos para conduzir suas aeronaves.
Trata-se de um transporte
aéreo com muitas singularidades como tipo de serviços, tipo de aeronaves, tipo
de operação etc. Por tudo isso fica muito difícil calcular a média salarial.
A variação salarial é bastante
significativa:
Proprietários rurais,
madeireiros, ou pessoas que contratam pilotos para voar aviões de pequeno
porte:
R$ 2.000,00 a R$ 12.000,00
Profissionais liberais,
executivos, empresários que possuem aeronaves mais modernas como Seneca,
Lear-Jet, entre outros semelhantes:
R$ 8.000,00 a R$ 22.000,00
Grandes empresários e
executivos de grandes empresas que possuem jatos de médio porte como Embraer
Legacy, Falcon, entre outros são pilotos que ganham semelhante ou superior a um
comandante de linha aérea.
a)
Piloto
Instrutor de Voo
Esse profissional é contratado
por escolas e aeroclubes para ministrar aulas de pilotagem.
É
remunerado por quantidade de horas voada.
R$ 50,00 por hora (aproximadamente)
b)
Piloto
Agrícola
Esse
profissional tem a responsabilidade de pulverizar produtos que protegem a
lavoura de pragas e doenças.
Esse
piloto é remunerado por safra, sua média salarial é de:
·
100.000,00 a 150.000,00 por ano, ou por safra
É claro que tem outros tipos de serviços que os pilotos
podem prestar com diferentes remunerações. Piloto de Voo em Ensaio, por
exemplo, é um profissional altamente especializado com remunerações a altura da
especialização.
Se quiser conhecer mais sobre essas opções leia o post: “Profissão
Piloto” e “Piloto
de Serviços Aéreos Especializados. Você sabe o que eles fazem?”.
Ou ainda se quiser saber quanto é necessário investir para
se formar como piloto sugiro a leitura do post: “Quanto
custa a formação de pilotos”.
Me conte: você imaginava que pilotos tinham como salário
esses valores ou te surpreendeu?
Nos vemos no próximo post.
Até lá
2 comentários:
Lhe parabenizo pela clareza e eximas informações, no qual, eu, aos 17 anos de idade, sonhava em ser piloto e com isso, fiz a EPCAR, mas não passei na prova da Aeronáutica,para Cadetes do Ar. Diante dificuldades financeiras,não o realizei até hoje. Já com 48 anos de idade, podendo realizar o curso, e alcançar a realização profissional, ainda sera válido diante idade...
Lhe parabenizo pela clareza e eximas informações, no qual, eu, aos 17 anos de idade, sonhava em ser piloto e com isso, fiz a EPCAR, mas não passei na prova da Aeronáutica,para Cadetes do Ar. Diante dificuldades financeiras,não o realizei até hoje. Já com 48 anos de idade, podendo realizar o curso, e alcançar a realização profissional, ainda sera válido diante idade...
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