Respeitados órgãos
internacionais como a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) têm
expressado por meio de notas e estudos a preocupação com a possível falta de
pilotos e profissionais para a aviação em um futuro bem próximo.
O órgão acredita que se não
houver investimentos urgentes e significativos em desenvolvimento de recursos
humanos para o setor, sofreremos um colapso na aviação e em muito pouco tempo
não teremos pessoal suficiente para manter a demanda, afinal esse é um setor
que não para de crescer
Em apenas 7 anos dobramos o
número esse número de passageiros transportados em todo o mundo passamos de 4,1
bilhões de pessoas (dados da ATA – Associação Internacional de Transporte
Aéreo). A estimativa para 2036 é que chegaremos a 7,8 bilhões.
Se as estatísticas de demanda
por voos são extremante positivas para o setor mundial, por que então existe
essa carência de profissionais no mercado?
POR QUE É TÃO DIFÍCIL FORMAR PILOTOS?
Empresas como a Emirates
realiza pelo menos uma vez por ano, processo seletivo no Brasil, buscando
tripulantes, ou seja, profissionais para atuarem como Piloto, Copiloto, e
Comissários de Voo.
Os salários são muito acima do
valor praticado no Brasil, o que atrai muito jovens para o processo seletivo,
mas nem sempre a totalidade das vagas oferecidas são preenchidas. Isso porque
falta pessoas que atendam aos requisitos exigidos pela empresa.
Do outro lado, outros tantos jovens sonham em pilotar uma aeronave de grande porte e ser piloto internacional. Mas esse sonho não está ao alcance de todos.
Especialistas do setor afirmam que as principais razões para a falta de qualificação de pilotos são:
- Os custos do treinamento teórico e prático (não há subsídios ou incentivos governamentais, o curso e horas de voo precisam ser pagos do próprio bolso, com valores equivalentes a um curso de medicina)
- Os requisitos exigidos pela autoridade aeronáutica para as licenças de Piloto Comercial IFR e Piloto de Linha Aérea (licença médica, cursos teórico e prático em aeronaves diferentes o que demanda alto custo).
- Os pré-requisitos para o extenuante processo seletivo de cias aéreas incluem:
- Provas de conhecimentos técnicos com padrões internacionais;
- 500 horas de voo (normalmente é mínimo exigido);
- Inglês técnico (exigido ICAO 4 no mínimo);
- Além do CMA (Certificado Médico Aeronáutico exigido para qualquer aeronauta), exames médicos suplementares bastantes exigentes, como testes para uso de drogas entre outros; e
- Habilidades comportamentais como liderança, por exemplo.
- Salários iniciais pouco atrativos
Mas, quando falamos em escolher uma profissão, sabemos que tem muito mais a ver com vocação e paixão do que com investimento propriamente dito. Por isso, pessoas apaixonadas por aviação buscam contornar esse enorme desafio financeiro, procurando alternativas e formas de bancar sua formação sem se afastar da área.
Seja para galgar as escadas em
busca das condições necessárias para a formação de pilotos, ou para suprir a
carência do mercado, fato é que o setor tem um imenso leque de opções para
pessoas que amam a aviação, querem estar próximas de um avião e ser remunerado
por isso.
Listamos uma série de
profissões onde é possível trabalhar na aviação, pertencendo ao setor, enquanto
você se forma como piloto. Assunto para o próximo post. Você não pode perder!
Você acredita que faltará
piloto e profissionais de aviação no futuro próximo?
Ou você acha que essas
afirmações são sensacionalistas ou, no mínimo, exageradas?
Para o mercado brasileiro
esses estudos se aplicam?
Comente.
Vou adorar conhecer sua
opinião.
Até o próximo post.
4 comentários:
Olá Edna.
Excelente artigo.
Sim. Creio que isso acontecerá. E, não há nada de sensacionalismo.
Empresas de aviação pretendem, hoje em dia, pegar pilotos conerciais já formados. Teve uma época em que empresas tinham escolas de pilotagem para formação de seus profissionais. Hoje não investem mais nisso e que cada um já se apresente pronto para ingressar trabalhando.
Na verdade pobre não pode ser piloto
Tem que tentar baratear o treinamento,,,e o pior é que muitos gastam uma grana alta,,e não conseguem emprego depois de formados
Postar um comentário