A tradicional insegurança dos
jovens quando escolhem um curso universitário, inclui muitas perguntas sobre a
carreira desejada, tais como: tempo de formação, investimento, mercado de
trabalho etc.
Quando se pensa no curso de
Aviação Civil não é diferente, mas outros elementos são acrescentados a esse
enigma, que muitos jovens precisam decifrar, como por exemplo, como fazer as
horas de voo que completam a formação para piloto.
Os professores do curso de
Aviação Civil relatam que, cerca de 90% dos alunos pretendem se formar e fazer
as horas de voo necessárias para ingressar na carreira de piloto. Mas, durante
o curso, muitos se deparam com o custo das horas de voo, um enorme desafio que
nem sempre é possível transpor e muitos se perguntam:
Para ser piloto precisa fazer curso
universitário de Aviação Civil?
A resposta mais simples para essa pergunta é não.
A resposta mais simples para essa pergunta é não.
Segundo a regulamentação em
vigor, para se formar piloto o candidato precisa fazer exames médicos, alguns
cursos, em escolas homologadas, fazer a prova teórica, as horas de voo, que
podem ser feitas em escolas ou aeroclubes, sem a necessidade de fazer um curso
universitário. Para conhecer o tempo e os custos de cada etapa leia: Quanto
custa a formação de piloto de avião e helicóptero. E
também: Quero
ser piloto por onde começar.
Mas então porque se deve fazer
o curso de Aviação Civil, não seria melhor concentrar esse investimento em
horas de voo? Simples: Para ter mais chances de entrar no concorrido mercado de
trabalho.
Segundo o Anuário Brasileiro
de Recursos Humanos para Aviação Civil de 2018, 57% dos pilotos de linha aérea
empregados atualmente, possuem curso superior. Além disso, quase todas as
companhias aéreas, quando abrem processo seletivo para pilotos, incluem na
descrição dos requisitos: “desejável curso Aviação Civil”.
Vamos combinar, se você é candidato
e possuir tal certificação, certamente estará a frente na disputa por aquela
vaga, em posição mais confortável do que aquele candidato que não tem o curso.
Acredite, as companhias aéreas
usam o curso de Aviação Civil como critério de desempate na seleção de seus
novos pilotos. Quer mais uma vantagem? Algumas empresas exigem menos horas de
voo para formados em Aviação Civil.
Além disso, especialistas do
setor destacam uma forte tendência das empresas em contratar aqueles que
possuem curso superior, e, que em muito pouco tempo, a palavra “desejável”
sairá da descrição da vaga e será substituída por “imprescindível”.
Então, se sua pretensão é a
formação como piloto, e pretende ingressar com mais facilidade no mercado, a
resposta para a pergunta: Para ser piloto precisa fazer curso universitário de
Aviação Civil? É sim.
Mas, o curso de Aviação Civil
não é só para quem quer seguir carreira como piloto, ao se formar na
Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, o aluno recebe também o título de
Gestor de Empresas Aéreas, um enorme diferencial para quem quer se manter na
área trabalhando enquanto não completa as horas de voo.
Além disso, existe um enorme
leque de opções para quem gosta da aviação e não quer ser piloto, áreas que
remuneram muito bem inclusive. Para conhecer essas opções leia: "Empregos na aviação. Várias Opções, escolha a sua."
Mas, se sua pretensão é
trabalhar em áreas da aviação que na descrição do trabalho não consta exigência
de curso superior, como por exemplo, comissário, mecânico, despachante
operacional etc., o curso de Aviação Civil poderá ser uma opção, em meio a
outros cursos, que você poderá fazer
para agregar valor ao seu currículo.
Eu acredito que formação nunca
é demais, e escolher uma graduação envolve paixão pela área a ser estudada.
Se é seu caso, ou seja, você
ama aviação, seja para atuar como piloto ou em aéreas administrativas, sem
dúvida alguma, o curso universitário de Aviação Civil é o seu aeródromo de
destino.
Não tenha receio.
Decole rumo a realização dos
seus sonhos.
Você faz o curso de Aviação
Civil?
Conte aqui para nossos
leitores sua experiência com o curso.
Tenho certeza que ajudará
muita gente a decidir mais assertivamente.
Nos vemos no próximo post.
Até lá.
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