POST MAIS LIDO DA SEMANA!!!

5 de junho de 2019

O QUE É COMPUTADOR DE VOO?


Não, não se trata de um sofisticado equipamento de bordo. É uma régua que faz complexos cálculos de navegação aérea para planejamento de um voo podendo ser do tipo “régua” ou “circular”.  Além da habilidade do piloto no seu manuseio esse instrumento precisa ter precisão na resolução dos cálculos.


Diante da importância desse instrumento e das opões existentes no mercado é natural surgirem dúvidas sobre qual escolher. As perguntas mais frequentes são quanto a precisão, durabilidade, garantia, escolha dos modelos de “régua ou circular” etc. E é para responder essas perguntas que fiz esse texto.

Computador de voo: você sabe escolher qual é o melhor?



Como já disse anteriormente, Computador de Voo é uma régua análoga que executa cálculos específicos para uso na aviação, algumas são operações simples como conversão de unidades, cálculo de velocidade, tempo e distância e outros mais complexos como: velocidade aerodinâmica, altitude densidade, altitude verdadeira, cálculo de proa e desvios provocados pelo vento entre tantos outros.

É um instrumento útil não só no planejamento do voo, como também algum cálculo que precise ser refeito em voo. Então pode-se dizer que ele acompanhará o piloto desde sua formação e ao longo de sua carreira. Hoje em dia, com os instrumentos de navegação aérea de alta tecnologia embarcados, praticamente tudo é calculado eletronicamente, mas um bom piloto tem sempre em sua “brifecase” um computador de voo.

Mas é durante a formação básica que usar o computador de voo é imprescindível. É dessa forma que o aluno compreende o que os modernos sistemas de navegação aérea estão respondendo. Além disso, nos exames da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) os cálculos precisam ser feitos utilizando o computador de voo.

Até os anos 90 só as empresas americanas Jeppesen e Asa comercializavam computadores de voo.  E para atender a necessidade do mercado em 1990 surgiu o primeiro Computador de Voo Nacional, o EA-3 e posteriormente o EA-2, um projeto inovador da Espaço Aéreo sob os olhos experientes do professor Soares. A Trident, maior empresa brasileira na fabricação de réguas de cálculo, foi a escolhida para a fabricação.

Hoje existe outros computadores de voo de régua fabricados no Brasil, porém a Espaço Aéreo é a única empresa que tem os dois: régua e circular. Os alunos e alguns professores em preferência pelo modelo de régua.

Vamos conhecer os modelos disponíveis?


NACIONAIS DE RÉGUA:


                                               EA-2 da Editora Espaço Aéreo






Fabricado pela Trident, em PVC, com garantia de 1 ano, faz cálculos de alta e baixa velocidade, o que possibilita ser usado no curso de piloto privado (PP), como no curso de piloto comercial e instrumentos (PC-IFR).

Um importante diferencial é o cursor, patenteado pela Espaço Aéreo, cujo objetivo é a interpolação de dados e por conseguinte facilidade de leitura e maior precisão na resposta. 





Outra vantagem, não menos importante, é que ele traz informações em português de como realizar determinado cálculo.                                                                                      É o único do mercado no Brasil, que oferece garantia de        1 ano não apenas na questão da durabilidade do                     material  que foi produzido, como também na precisão          das escalas. 




E6B Bianchi

Computador em PVC. Executa cálculos de alta e baixa velocidade, e pode ser usado no curso de piloto privado (PP) e no curso de piloto comercial e instrumentos (PC-IFR). A empresa Bianchi dá 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação.


IMPORTADOS DE RÉGUA:


E6B Jeppesen




Trata-se de uma marca americana conhecida na fabricação de materiais para aviação. Possui dois modelos, um em metal e outro mais simples em papelão plastificado.
Executa os cálculos anteriormente citados, possuindo também régua com baixa e alta velocidade. Pelo fato de ser americano traz suas informações em inglês.


NACIONAIS CIRCULAR:


EA-3 da Editora Espaço Aéreo.

Patenteado pela Espaço Aéreo e fabricado pela Trident, em PVC, com garantia de 1 ano, faz cálculos de alta e baixa velocidade, o que possibilita ser usado no curso de piloto privado (PP), como no curso de piloto comercial e instrumentos (PC-IFR).

É o único computador circular do Brasil, executa os cálculos anteriormente citados, tanto em baixa como em alta velocidade. Pelo fato de ser brasileiro traz suas informações em português.
                                                       



Um importante diferencial é o cálculo direto de fusos horários (UTC; Hora Legal; Hora Local), visto nas provas da ANAC. Muitos alunos apresentam dificuldades para responder essas questões.






CR3 Jeppesen (inglês)



Fabricado pela Jeppesen. Possui dois tamanhos, ambos em PVC.

Executa os cálculos anteriormente citados, faz cálculos de alta e baixa velocidade.  Pelo fato de ser americano traz suas informações em inglês.


Diante dessas opções pode surgir algumas dúvidas.

Eu listei os aspectos importantes que você deverá considerar ao escolher seu computador de voo e fazer a melhor escolha.

1 – Precisão
2 – Cálculos em baixa e alta velocidade
3 – Facilidade de recursos
4 – Garantia
6 – Idioma
6 - Facilidade de aquisição

Conte para mim: qual desses aspectos você acha mais importante? Qual você levará em conta ao escolher o seu computador de voo?

Adoro ler e responder os comentários.

Nos falamos no próximo post.

Até lá.





Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado por tirar minhas dúvidas absorvi muito aprendizado com a sua explicação PARABÉNS