Ao olhar para um Boeing 737 da série Classic ou Next Generation (NG), você certamente notará que seu motor é diferente. O Simple Flying publicou uma matéria esclarecendo esse assunto, afinal por que isso acontece?

Tudo começa quando o primeiro Boeing 737, o -100 foi lançado em meados dos anos 60. Naquela época, praticamente todos os aeroportos do mundo contavam apenas com escadas e o serviço de carregamento da aeronave era quase todo manual.
A comida (catering) entrava nas mãos de funcionários, que subiam a escada, assim como a carga e as bagagens eram colocadas no porão de maneira manual, igual se carrega um caminhão. Sendo assim, o 737 foi desenhado pela Boeing para ser baixo, de maneira que não fosse necessário uma escada alta ou algum equipamento para carregar o porão.

Nas séries Originals (que compreende os modelos 100 e 200), funcionava perfeitamente. No entanto, a aviação cresceu e a demanda disparou nas décadas seguintes. Isso obrigou a Boeing a evoluir o 737 para uma versão maior, mais potente e econômica.
Motor do Stratotanker Apesar do motor ser claramente achatado por fora, o seu “túnel” interno se transforma em um círculo praticamente perfeito, condizendo com o perfil do fan (ventilador que suga o ar para dentro do motor), os compressores e a turbina, sucessivamente. Veja como ele funciona neste video da CFM:
Problema de 1979 que foi “surgir” agora

Para convencer as autoridades e companhias aéreas de que os pilotos não precisariam de uma nova carteira para pilotar o novo MAX, mesmo com aerodinâmica diferente, a Boeing inseriu o sistema denominado MCAS.
O MCAS é um sistema que controla a aeronave em situações próximas do estol (quando há perda total de sustentação) e configura o avião para uma situação mais “parecida” com o 737 NG. Para determinar tal situação de estol, os computadores do avião leem os dados fornecidos pelo indicador de ângulo de ataque.
O problema com o MAX nasceu daí. Uma falha no sistema gerou indicação errada ao MCAS, que agiu sobre a aeronave e, por sobrepor os comandos dos pilotos, levou a aeronave descontroladamente ao chão.
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