Um dos acidentes mais marcantes para a empresa TAM, completa hoje (31), 20 anos. O voo 402, que decolou às 8h26 do dia 31 de outubro de 1996 do Aeroporto de Congonhas, que tinha como destino o Rio de Janeiro, caiu 24 segundos após a decolagem. Faleceram 99 pessoas que estavam abordo do avião e mais três pessoas em terra.
Segundo o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos), o acidente foi provocado por uma falha em um dos
reversores do Fokker 100, que abriu durante a decolagem.
O Reversor do motor direito provocou o recuo da manete, pois
os sistemas da aeronave induziram que o piloto queria abortar a decolagem.
Sinais sonoros e visuais que alertariam para o problema não se manifestaram e
não permitiram a rápida visualização dos pilotos.
O co-piloto iniciou uma batalha contra os sistemas da
aeronave, avançou a manete, mas a mesma recuou, nessa briga, as hastes que
ligam sistemas do motor, se romperam.
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Northrop
Grumman Corporation, fabricante do reverso do Fokker 100 da TAM a indenizar
famílias e vitimas do acidente aéreo. O valor da indenização por danos morais
foi de 333 salários mínimos.
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