Há Anos a tecnologia adentrou ao mundo da aviação, os aviões
deixaram de lado os clássicos instrumentos em formato de “relógios”, novos
componentes estão sendo utilizados para a fabricação de peças, como a asa, que
as fabricantes investem na fibra de carbono, mais leve que o alumínio.
O coração do avião também não ficou de lado, os motores,
antigamente eram utilizados motores radiais, jatos puros, motores que consumiam
tanto combustíveis que eram apelidados de beberrão, o Boeing 707 que o diga.
A GE Aviation (General Eletric) na década de 90 desenvolveu
a partir de um projeto da NASA o maior motor a jato do mundo, o famoso GE90-115B.
Modelo fabricado para equipar os Boeing 777. São tão grandes que só podem ser
transportados por aviões de carga, como o Antonov An-124.
Com um comprimento de 7,29m e 3,40 de diâmetro o “monstro”
chega a pesar 7.550Kg. Para se ter uma
noção, ele tem o mesmo tamanho que uma fuselagem do Boeing 737.
Cada unidade pode custar mais de US$ 20 Milhões.
Curiosidades:
- Um motor GE90-115B fornece uma força equivalente a 111,526 cavalos, duas vezes a força do Titanic.
- Durante a decolagem, um motor GE90 capta aproximadamente de 2 milhões de pés cúbicos de ar por minuto.
- Durante os testes, nos anos 2000, um GE 90-115B foi instalado em um Boeing 747-400 e foi capaz de sustentar em voo a aeronave mesmo quando os outros três motores foram desligados.
- O Boeing 777 pesa 20% menos que o Boeing 747.
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