POST MAIS LIDO DA SEMANA!!!

6 de outubro de 2016

Ser piloto: um sonho possível




Ei você, futuro piloto, você tem um sonho? Tem um plano para alcançar uma carreira sólida na aviação ou somente tem um sonho que é voar? Neste post lhe darei dicas para que você possa se organizar e perceber que voar é um sonho possível!

I Have a dream”... foi assim que Martin Luther King iniciou o seu famoso discurso há mais de 50 anos! Quem não tem um sonho, não é verdade? Sonhar é muito bom!  Às vezes, até necessário. Indo mais além, eu concordo com o pensador Maximiliano Wouters quando diz: “a vida não termina quando morremos, mas quando paramos de sonhar”.

Sonhar é bom, mas realizar é ainda melhor, você concorda?

A questão é como fazer os sonhos virarem realidade? Sonhar com uma carreira na aviação, todos podem! Mas como fazer esse sonho realidade? Afinal, são tantos obstáculos que precisam ser vencidos, além da longa e cara formação, tem também as questões como exames físicos, ser proficiente em Inglês de aviação (ICAO 4, no mínimo), nos prepararmos  emocionalmente para viver longe de casa, desenvolver habilidades para gerenciar sistemas complexos e pessoas, desenvolver liderança, etc. Como diria meu mentor Gerônimo Theml: “não é fácil, porque se fosse fácil todo mundo faria, mas é possível”.

A grande pergunta é: “como transformar sonhos em realidade?” Para transformar sonhos em realidade é necessário ter um plano! Já pensou nisso? Mas antes de traçar um plano precisamos desmistificar alguns conceitos, saber algumas definições e só então sair do mundo das ideias, dos sonhos, e partir para a ação, decolar seu projeto.

Vamos começar lembrando a diferença entre metas e objetivos, você sabe qual é? De uma maneira bem simples de explicar, objetivos são sonhos com data, ou seja, se seu sonho é ser piloto, coloque uma data que você terá seu objetivo para os próximos 4 anos.
E o que são as metas? Metas são etapas, também com datas, a serem cumpridas para que seu objetivo seja realizado. Usando o exemplo acima teremos a seguinte situação:

Objetivo: ser piloto em 2020

Metas:
1.       2017 - Passar no exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para Piloto Privado;
2.       2017 - Fazer 40 horas de voo e tirar o brevê de Piloto Privado;
3.       2018 - Passar no exame da ANAC para Piloto Comercial;
4.       2018 - Tirar o brevê de Piloto Comercial;
5.       2019 - Tirar ICAO 4;  etc.

Obs. Essa lista de metas tem apenas o efeito ilustrativo, se quiser saber mais informações a respeito dessas etapas leia o post: Quanto custa a formação de piloto de avião e Helicóptero? 

Parece muito simples não é mesmo?  Mas, para que seu plano dê certo é necessário observar que tanto as metas como o objetivo precisam ter datas possíveis de serem executados. Faça uma pesquisa, observe os prazos que precisam ser cumpridos em cada etapa do seu projeto. Quanto mais palpável seu objetivo e suas metas forem, mais possível será para realizá-los.

Mas será que é só isso? Ainda parece tão fácil. Por que então tantas pessoas tentam fazer seus projetos funcionarem e não conseguem? Por que tantas pessoas ficam pelo caminham e desistem dos seus sonhos? Precisamos aprender algumas lições, a primeira delas é lidar com situações que não temos controle, que não podemos prever e ou modificar, como a crise econômica ou um acontecimento inesperado. Nesse caso ter um plano B ajuda muito.

A segunda lição é lembrar que somos um ser complexo, determinados sentimentos e frustrações podem fazer com que a gente se sabote e transforme os objetivos em sonhos que nunca se realizam, ou seja, a falta de autoconhecimento pode fazer você perder um tempo precioso.

Minha sugestão é que você procure um Coach, já ouviu falar? Esse profissional poderá ajudá-lo a sair do ponto “A”, aquele lugar onde você está agora, e chegar no ponto “B”, aquele lugar onde você quer estar. Existe inclusive Coach especialista em planejamento e administração de Carreira.

No mundo contemporâneo, cada vez mais, precisamos estar mais preparados e o mercado da aviação que é extremamente exigente quanto à qualificação profissional de seus integrantes. Lembre-se disso ao planejar sua carreira. Vá além de sua formação, busque outros conhecimentos que podem agregar valor ao seu currículo, e jamais deprecie a necessidade de autoconhecimento.


E você? 

Já realizou seu sonho de voar? 

Como tem sido sua trajetória? 

Conte pra gente como foi ou como está sendo realizar esse sonho. 


Seu depoimento pode ajudar muita gente.



www.eaereo.com.br

Nenhum comentário: