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2 de maio de 2019

REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO. Qual a melhor forma de aprender, manuais ou livros?






Aprender Regulamentos de Tráfego Aéreo é uma necessidade e um desafio que acompanhará o piloto durante toda sua carreira. São 676 publicações dispostas em diversos manuais oficiais, além das publicações internacionais. São manuais técnicos não didáticos e a impressão que se tem quando lemos esses documentos é que as informações não se conectam.

Diante do exposto surgem algumas dúvidas, como por exemplo: qual a melhor forma de estudar Regulamentos, nos manuais ou em livros? Quais as informações que preciso ter para poder escolher um bom livro de Regulamento?
Nesse post abordaremos essas e outras questões que envolvem a melhor forma de estudar regulamentos.

Todo piloto conhece a importância de saber a regulamentação de tráfego aéreo pois, muitas decisões durante o voo são pautadas nesse conhecimento. Por esta razão as autoridades aeronáuticas a colocam em alta conta, exigindo inclusive provas anuais e condicionando o resultado da aprovação à revalidação do seu Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
    
Mas como extrair as informações de maneira clara e, por que não, mais prazerosa, melhorando assim o aprendizado? Como reunir essas informações de forma didática? Devemos estudar pelos manuais ou por livros?

Um bom livro de Regulamentos de Tráfego Aéreo fará diferença, principalmente no início da carreira quando é necessário adquirir os fundamentos basilares que nortearão sua compreensão e o aprendizado.

Segue algumas dicas para escolher seu livro de Regulamentos:
·        Atualização é extremamente importante, uma vez que se trata de uma matéria dinâmica com constantes modificações.
·        Opte por livros que tenham linguagem didática e figuras coloridas para facilitar a compreensão.
·        Deve existir referências das publicações nacionais e internacionais, indicando de qual manual foi retirada aquela informação.
·        Se possuir questões dívidas por assunto facilitará o aprendizado e a fixação.



 Existe disponível para venda os seguintes livros de Regulamentos:
·        Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR - Denis Bianchini, Editora Bianchi (ed. 2017).
O Cmte Denis Bianchini optou em fazer uma única obra contendo o regulamento do voo visual e do voo por instrumentos.
Clique aqui para comprar esse produto.
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·        Regulamento de Tráfego Aéreo Voo Visual Avião e Helicóptero – Plinio Jr., Editora Asa (ed. 2011). Clique aqui para comprar esse produto.
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·        Regulamento de Tráfego Aéreo Voo por Instrumento – Plinio Jr. Editora
Asa (ed. 2011). Clique aqui para comprar esse produto.
O Prof. Plinio Junior optou em suas obras fazer uma separação, escrevendo um livro para o voo visual e outro só para o voo por instrumentos.
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·        Regulamento de Tráfego Aéreo para Piloto Privado – Prof. Soares,  Editora Espaço Aéreo (4ª ed. - Ago 2018). Clique aqui para comprar esse produto.
o   Refreshment de Regulamentos de Tráfego Aéreo (PC, IFR e PLA- Avião e Helicóptero) – Prof. Soares, Editora Espaço Aéreo (2ª ed. - Set 2018). Clique aqui para comprar esse produto.
Os consagrados livros de Regulamentos do Prof. Soares são referência no mercado nesse assunto. Não só pela qualidade, mas também pela inovação da diagramação, uma vez que é o único livro todo colorido e com conteúdo digital.
Os livros são recheados de figuras exclusivas, de referências, não só da legislação nacional, mas também da documentação da ICAO, exemplos práticos para a consolidação do aprendizado e um simulado online com mais de 600 questões atualizadas para que o leitor se prepare para as provas da ANAC.
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Conversei com o Prof. Soares sobre seus livros ele afirmou que além do propósito de ensinar, por meio de uma linguagem clara e objetiva, ele também buscou transmitir o cerne, a ideia central da regra de tráfego aéreo, com o auxílio de imagens tridimensionais que foram especialmente desenhadas para que o aluno pudesse, por exemplo, visualizar a estrutura do espaço aéreo. Ele não abriu mão da utilização de recursos digitais, como vídeos, por exemplo, para melhorar e fixar o aprendizado.

Ao ser indagado sobre por que existem dois livros de regulamentos, um para piloto privado e outro para o piloto comercial/IFR, o autor explica que a ANAC estabelece um conteúdo programático para cada licença específica. E quando o aluno avança para o curso de piloto comercial e IFR, todo conteúdo adquirido no piloto privado (VFR) será necessário para dar continuidade no aprendizado que envolve o voo IFR, lembrando ainda, que os assuntos são cumulativos e podem ser cobrados em qualquer prova.

O Prof. Soares recomenda muita cautela, especialmente ao aluno principiante que vai iniciar seus estudos de regulamento de trafego aéreo. O ideal é começar por um livro que aborde com exclusividade as partes genéricas da regulamentação e o voo visual. Começar os estudos de regulamentos misturando os conceitos de VFR e IFR, no principio pode comprometer o aprendizado, além disso, o aluno não saberá separar as informações que deve estudar para a prova de piloto privado.

Ele defende ainda que sem uma boa fundamentação nos regulamentos de tráfego aéreo o aluno tende a simplesmente decorar as regras, isso poderá causar um dano irreparável ao longo de toda sua carreira como piloto. E isso o desafiou a fazer um material atualizado, de qualidade, com informações acessíveis, figuras claras, referencias e separados em dois volumes PP e PC/IFR.

Em seu livro Regulamentos de Tráfego Aéreo para Piloto Privado – Avião e Helicóptero o leitor terá tudo o que necessita para uma boa fundamentação e a realização das provas da ANAC. É apropriado para quem for realizar provas de PP de avião ou helicóptero, pois atende integralmente o conteúdo programático exigido pela ANAC.

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No livro Refreshment de Regulamentos de Tráfego Aéreo ele ministra os regulamentos de tráfego aéreo de maneira completa onde aborda o voo VFR juntamente com o voo IFR, mostrando como se dá essa convivência harmônica. É apropriado para quem for realizar provas de PC-IFR-PLA de avião ou helicóptero, pois atende integralmente o conteúdo programático exigido pela ANAC, ou ainda para os pilotos que busquem estar atualizados.






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