
A Embraer apresentou nesta semana, em São José dos Campos
(SP) o mais novo integrante da nova família de jatos comerciais, o E195-E2, a
maior aeronave da segunda geração da família de E-Jets. A Aeronave tem seu voo
inaugural previsto para os próximos meses e deve começar a operar no primeiro
semestre de 2019.
A Azul será a primeira companhia aérea a operar o E195-E2. A
empresa fez um contrato com a fabricante de 50 aviões, sendo 30 pedidos firmes
e 20 diretos de compra, configuradas para até 130 passageiros em classe única.
Atualmente a Azul é a empresa com maior frota de jatos E195 da primeira
geração, com 77 unidades.
O E195-E2 comparado com a primeira geração tem três fileiras
a mais de assentos, podendo ser configurado em duas classes com um total de 120
assentos, ou até 146 em uma única classe. O alcance da aeronave também teve um
aumento de 800 quilômetros, possibilitando viagens de até 4,5
quilômetros de distância.
Sua asa foi desenvolvida exclusivamente para esse modelo,
tem maior alongamento entre jatos de corredor único, permitindo maior
eficiência no consumo de combustível.
“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as
novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta geração
de fly-by-wire, que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando
o arrasto e o peso,” explica o vice-presidente de Operações da Embraer, Luís
Carlos Affonso. “O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos
custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa
economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande
diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus
vários sistemas.”
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