Muitos ainda estão com imagens registradas em mente, será
difícil esquecer algo tão marcante como esse evento que ocorreu em São Paulo,
reunindo desde apaixonados por aviação até curiosos. Teve gente de todo lugar,
Manaus, Belo Horizonte, São José dos Campos e etc. A Administração dos
aeroportos envolvidos (Campinas e Guarulhos ambos em São Paulo) precisaram de
uma imensa logística para fazer tudo funcionar.
O gigante ucraniano, apelidado carinhosamente por “Tonhão ou
Toninho” é uma atração por onde passa. Construído no final da Guerra Fria, o
AN-225 é um derivado do AN-124, com qual tem semelhanças como sua estrutura,
sistemas, motores e algumas partes das asas.
O Cockpit impressiona com equipamentos analógicos e 6 manetes |
Em 1999 a Antonov Design Bureau resolveu modernizar a
aeronave a fim de disponibilizá-lo para o transporte de cargas. Uma série de
mudanças foram realizadas, mas de costume dos aviões ocidentais o AN-225 ainda
surpreende pelos sistemas analógicos e excesso de tripulantes.
Ao embarcar no avião, o interior ainda se destaca como no
NA-124, pelos guindastes a bordo: São quatro, com capacidade para 5 toneladas
cada. O avião também conta com “pequenos
guinchos para movimentar mais rapidamente cargas a bordo. Interessante lembrar
que ao contrário dos cargueiros, o AN-225 não conta com uma porta traseira ou
lateral, e sim uma frontal, para um transporte mais estratégico.
O Avião na verdade surgiu para transportar o ônibus espacial
soviético Buran, em uma solução idêntica aos Norte-Americanos, que levavam seu
veículo espacial no Boeing 747-100.
Porão responsável por armazenar imensa quantidade de carga. |
Compartimento do trem de pouso dianteiro |
O Antonov-225 conta com dois decks, como o A380, a seção
dianteira do deck superior inclui o cockpit, para acomodar os seis tripulantes
(um comandante, um copiloto, dois engenheiros de voo, um navegador e um
operador de rádio), seguindo de uma área de descanso com catorze lugares, além
de todos aparatos para as refeições, como micro-ondas, frigobar, armários e
etc. A seção traseira do deck superior conta com uma completa oficina e espaço
de descanso e trabalho dos demais membros da tripulação envolvidos com a
operação em solo.
O trem de pouso principal possui 32 pneus. Outro destaque,
os pneus são os maiores já instalados em um avião de transporte, 1270 x 510 mm
de dimensão.Os tanques de combustível, treze no total, possuem capacidade para
até 365 toneladas de querosene.
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