POST MAIS LIDO DA SEMANA!!!

25 de agosto de 2016

MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE AVIAÇÃO CIVIL: Isso importa?






O curso de Aviação Civil é realmente peculiar. Para os alunos iniciantes surgem muitas dúvidas: Devo comprar os livros para piloto privado? Devo comprar kits? Quais livros devo escolher? Qual computador de voo? Qual melhor para a banca da ANAC? Sim, são muitas dúvidas. Nesta matéria vamos te guiar a escolher o melhor material para você, com base nos mais indicados pelos professores de escolas de aviação e de universidades. Você conhecerá os mais diversos títulos e qual a importância de cada um na sua vida de estudante.

Primeiramente, eu preciso comprar meus livros? 

Quando um aluno resolve fazer um curso de Aviação é muito comum pesquisar as instituições que ministram o curso e alguns mais detalhistas pesquisam até o corpo docente, mas poucos se interessam em buscar informações sobre o material didático que será utilizado no curso.
Alguns alunos, no intuito de economizar, buscam alternativas, como por exemplo, reutilizar livros de colegas. Mas será que esta economia realmente vale a pena?
Alguns livros mudam de acordo com a edição. O livro de Regulamento de Trafego Aéreo, por exemplo, tem mudanças significativas a cada nova edição. Com isso um livro usado de uma edição antiga, poderá conter informações desatualizadas e podem até prejudicar o desempenho na prova do candidato a piloto.

Uma pergunta muito interessante a se fazer é: Por que os professores recomendam um determinado livro?
Certamente porque aquele livro contempla o conteúdo programático do curso e, no caso da Aviação, aprovado e/ou recomendado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso porque o professor conhece o material e o autor, acreditando que a linguagem da obra seja clara e didática.

Adquirir um material diferente daquele indicado pelo professor normalmente não é uma boa ideia. Com um livro diferente do adotado pelo professor você poderá encontrar dificuldades em acompanhar as aulas, sobre tudo se o professor usar o livro em sala de aula. Ou ainda, quando for estudar em casa vai precisar dispensar um tempo maior com pesquisas para localizar os tópicos que deverão ser estudados.
Se você é aluno do primeiro semestre, onde nas principais universidades o estudo é das matérias de Piloto Privado, segue a lista de livros que são mais utilizados e recomendados pelos professores:

  • Regulamentos de Tráfego Aéreo para Piloto Privado

Esse livro é incrível. Uma didática ótima, várias figuras que facilitam o aprendizado, todo colorido, com pelo menos um vídeo explicativo em cada capítulo, acessados por QR Code ou no canal da Editora, Simulado Online com com mais de 500 questões para estudo, com provas da ANAC, atualizadas e divididas por assunto.

Você também encontrará outros autores dessa matéria: Plínio Junior e Denis Bianchini.


  • Navegação Aérea 
Mais uma obra incrível do Prof. Soares, possui no início de cada capítulo os assuntos que o aluno aprenderá no decorrer da leitura, fotos e figuras, coloridas, que proporcionam visualização espacial para  melhor compreensão do ambiente onde as aeronaves voam. A obra ainda é rica em exemplos e exercícios, questões discursivas para revisão, reflexão e discussão. Também possui 9 vídeos vídeos explicativos,  que os leitores e estudantes poderão ter acesso pelo sistema QR Code, ou no canal da Editora, e do Simulado Online com provas da ANAC com questões atualizadas e divididas por assunto.

Você também encontrará outros autores: Titus Roos, Ivanelson Lobato e Denis Bianchini.


  • Meteorologia para Aviação

Aqui mora uma grande questão. Atualmente são mais de 5 livros de meteorologia disponíveis no mercado. É melhor confirmar com seu professor qual ele utilizará em sala de aula.
Mas em linhas gerais posso dizer que se você estuda em uma escola de aviação, normalmente o livro escolhido é a apostila do Darcy Banci. Bem objetivo e pontual.

Agora, se você estuda em uma faculdade existem várias variações, mas ainda o mais vendido é o livro do João Baptista Sonnemaker. Esse bem completo e com muito conteúdo.

Não estranhe se seu professor nessa matéria pedir um livro de PC, como o Meteorologia para Piloto Comercial – Walkir Barros. A justificativa é que a matéria é a mesma e quando você chegar essa fase não precisará comprar mais um livro.
Também tem o livro de Códigos e Mensagens Meteorológicas – Walkir Barros. Esse livro não substitui nenhum dos anteriores, mas apenas complementa e trata só da parte de códigos, que também é de suma importância.


  • Conhecimentos Técnicos

O livro mais utilizado pelos professores é o livro Aeronaves e Motores do autor Jorge M. Homa. Disponível no mercado na aviação há muitos anos, esse livro trás tudo sobre Conhecimentos Técnicos de aeronaves de asas fixas, mas também pode ser utilizado para asas rotativas. Com explicações claras e objetivas como convém para quem tem pouco tempo para o estudo, visto que os cursos são rápidos e com um volume grande de matéria a estudar. Ainda tem trezentos exercícios no final.

Você também encontrará outros autores: Denis Bianchini, Kleber Joffily (livro voltado para helicóptero) e Paulo Rodrigues da Silva (Conhecimentos Técnicos para Helicópteros).


  • Teoria de Voo

Antes de definir esse livro você precisa definir, para que está estudando: avião ou helicóptero?
Normalmente nas universidades o foco é avião, e por isso o mais utilizado é o livro Aerodinâmica e Teoria de Voo – Noções básicas – Jorge M. Homa. Este livro contempla a aerodinâmica e teoria de baixa velocidade exigida pela ANAC para o curso de Piloto Privado de forma objetiva. Ao final possui um questionário fechando o aprendizado com indicação de onde o aluno encontra a resposta no livro.
Agora se você está estudando para helicóptero o livro mais utilizado é: Teoria de Voo Helicópteros – Prof. Rocha. Esse é um livro escrito de forma simples e didática, proporciona uma leitura leve que prepara com facilidade, candidatos aos exames da ANAC para obtenção das habilitações de PPH, PCH e INVH.

Você também encontrará: Kleber Joffily (Aerodinâmica do Helicóptero – Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos) e Denis Bianchini (para avião).


E para as aulas de Navegação Aérea será necessário também:


  • Computador de Voo

O computador de voo será uma régua fundamental para você acompanhar suas aulas de navegação. Sem ele não será possível acompanhar as aulas e nem fazer as provas. É essencial que você tenha o seu.
Esse produto é um dos que você deve mais prestar atenção na compra. Porque ele te acompanhará em todo o seu curso, e a escolha errada poderá ter um preço muito alto, como o erro em algum cálculo e como consequência a não aprovação na banca da ANAC.
No mercado existem algumas opções disponíveis para compra e vários preços. Alguns aspectos importantes na escolha do seu computador:
- Alta precisão: cuidado com algumas marcas que não trazem credibilidade, pois não é incomum encontrar algum aluno que não esteja conseguindo fazer o cálculo. Não por não saber utilizá-lo, mas sim pelo computador de voo não ter a precisão necessária. Desconfie de produtos muito baratos, pois a precisão só é possível com equipamentos específicos para sua fabricação, o que normalmente encarecem um pouco o custo de produção.
- Fazer cálculos e baixa e alta velocidade. Assim, quando você avançar para o PC não precisará comprar outro.
- Material: você encontrará em metal, PVC e plastificado. A versão plastificada, nada mais é que papelão plastificado. Tem que tomar cuidado para não molhar. Além disso, a durabilidade desse material é bem inferior que as demais. O PVC é ótimo, tem alta durabilidade e não desgasta. O único cuidado é com o Sol. Você não poderá expô-lo a temperaturas superiores a 60°. O de metal também tem alta durabilidade, mas às vezes com o uso ele pode começar a travar.
- Idioma: você encontrará em português e em inglês. E aqui tanto faz qual você escolher. Mas vamos lembrar que utilizar um computador de voo nem sempre é uma tarefa simples. Então para que complicar ainda mais. Opte pelo português, um problema a menos na sua vida de estudante.
- Modelo: existem várias nomenclaturas, mas em tese existe o computador de voo de régua (que são os modelos: EA-2 e E6B) ou os circulares (EA-3 e CR3). Aqui é uma questão de preferência mesmo. Neste caso sugiro ver alguns vídeos no Youtube que mostram como calcular com cada um. Aí você escolhe qual melhor você se adapta.








  • Transferidor com cursor para aviação
O transferidor também deverá acompanhá-lo em suas aulas de navegação. Tem que ser um transferidor 360°. Você pode comprar um comum, mas se encontrar esses modelos desenvolvidos especialmente para a aviação lhe ajudará, pois estes possuem cursor, o que facilita os cálculos. Também tem alguns com um aviãozinho na ponta, que parece um detalhe, mas você verá como isso te auxiliará a ler os dados.

  • Régua com escala de milhas náuticas
Aqui não é uma régua de 30cm comum. Deverá ser uma régua que tenha também escala de milhas náuticas. Item obrigatório também para as aulas de navegação.

Você também tem outra opção, em substituir o transferidor e régua pelo Plotador. Ele fará os mesmos cálculos, com uma vantagem: ele possui um cursor na régua, o que lhe permite, dependendo da distância, não precisar riscar as cartas de navegação. E acredite, as cartas não são fáceis de encontrar.

Assista a esse vídeo sobre o Plotador:



Agora lembre-se, todos os materiais que menciono são apenas sugestões com base nas opiniões de alunos e professores. É sempre muito importante consultar seu professor para verificar qual livro ele adota e qual ele recomenda para você!
Você encontra esses livros para comprar avulso, mas também em kits. A Vantagem de comprar em kit na Editora Espaço Aéreo é porque o livro sai mais barato do que comprando avulso. No mais, você ainda ganha de brinde uma pasta e caneta esferográfica e marca-texto.
Você encontrará algumas opções de kit para que encaixem melhor nos seus estudos:

  • AeroKit PP: contempla os 5 livros de Piloto Privado e as réguas de navegação. Os livros de Teoria de Voo e Conhecimentos são voltados para o avião. Neste Kit é possível escolher se você prefere plotador ou transferidor e régua. O livro de meteorologia também é opcional
  • AeroKit PP Plus: ele vem com o mesmos livros e opções do AeroKit PP, porém o Plus dele é o acesso a um Simulado Online com mais de 800 questões num programa muito similar ao da ANAC. Excelente para estudar.



  • AeroKit PPH: contempla os 5 livros de Piloto Privado e as réguas de navegação. Os livros de Teoria de Voo e Conhecimentos são voltados para helicóptero. Neste Kit é possível escolher se você prefere plotador ou transferidor e régua. O livro de meteorologia também é opcional.
  • AeroKit PPH Plus: ele vem com o mesmos livros e opções do AeroKit PPH, porém o Plus dele é um o acesso a um Simulado Online com mais de 800 questões  num programa muito similar ao da ANAC. Excelente para estudar.
E você? 

Quais livros optou? 

Qual material está utilizando? 

Compartilhe sua experiência nos comentários conosco e bons estudos!




Nenhum comentário: