
Foi confirmado recentemente a operação do maior avião de
passageiros do mundo, Airbus A380, para realizar voos diários para Guarulhos,
em São Paulo, a partir do dia 26 de março.
Para isso o GRU Airport (Aeroporto Internacional de
Guarulhos/SP) precisou passar por diversas reformas e atualizações para receber
o grandão sem sofrer com gargalos e acabar estressando centenas de passageiros
e também manter a segurança da aeronave.
O A380 tem capacidade para até 491 passageiros, para receber
essa quantidade de pessoas, foi necessário ampliar a estrutura para os
procedimentos de imigração, devolução de bagagens e fiscalização da Receita
Federal.
Segundo o Diretor de operações do Aeroporto de Guarulhos,
comandante Miguel Dau, informou que o maior desafio não é em relação a maior
quantidade de passageiros, mas sim ao tamanho do avião.
“A maior dificuldade é em relação aos espaços de manobra e
para as curvas, principalmente em virtude dos motores externos”, afirma. O A380
tem 72,7 metros de comprimento e 79,8 metros de envergadura (distância entre as
pontas das asas).
Para que a operação do avião fosse realizada com segurança,
as pistas de pouso e decolagem e de táxi tiveram que ser alargadas em 15
metros, passando de 45 metros para 60 metros de largura.
Essa mudança foi necessária, pois havia o risco dos motores
mais próximos às pontas das asas passarem sobre a área da grama, assim sugando
detritos para dentro dos motores.
Com essa mudança, os motores ficam dentro da
área pavimentada.
Inversão de pistas:
O aeroporto de Guarulhos conta com duas pistas, uma com
3.000 metros de comprimento, é utilizada para os pousos, já a outra, com 3.700
metros, é utilizada para decolagens.
Para receber o gigante, será necessário inverter o modo de
utilização das pistas, o A380 irá utilizar para pousos e decolagens, a pista
destinada apenas para decolagens, com 3.700 metros. Como se trata apenas de um
voo, a mudança não deve gerar impacto para o fluxo de tráfego aéreo, segundo o
comandante Miguel Dau.
Embarque e
Desembarque:

O Embarque e desembarque de passageiros será realizado no
Terminal 3, que foi construído para a Copa do Mundo, para atender a demanda de voos
Internacionais.
O A380 após o pouso, será direcionado para o portão 605,
contará com dois fingers (passarelas migratórias entre aeronave e o terminal) o
desembarque será efetuado pelo piso inferior do avião, sendo um finger na porta
dianteira e a segunda na porta do meio, próximo as asas.
A expectativa é que todo o processo de desembarque demore
entre 35 e 40 minutos até que o último dos 491 passageiros, seja desembarcado.
Com o Boeing 777 utilizado atualmente, o tempo médio do desembarque é de 25 a
30 minutos.
Após a realizarem o processo de imigração, os passageiros
serão direcionados para a devolução de bagagens, que será realizado na última
esteira, a maior do aeroporto, com capacidade para mil malas por hora,
localizada no final da sala. Cada passageiro tem direito a despachar até duas
malas, caso o voo esteja lotado e todos levem duas bagagens, seriam 982 malas
por voo.

Preparação do Avião:

Após o desembarque, o A380 será deslocado para um pátio
denominado “Remota” próximo ao terminal 3, onde ficará lá por quase 9 horas até
que esteja pronto para decolar novamente para Dubai.
Durante este período será feito serviços de reabastecimento
de combustível, limpeza da aeronave, retirada de esgoto, reposição de comidas e
manutenções, caso necessário.
A Emirates informou que cerca de 70 a 80 funcionários
deverão trabalhar diariamente para deixar tudo preparado até que a aeronave
possa decolar de volta aos Emirados Árabes. Para o carregamento de bagagens por
exemplo, serão utilizados oito tratores.
Lucro para a
GRUAirport:
A presença diariamente do gigante A380 em Guarulhos, promete
benefícios financeiros para a concessionária que administra o aeroporto. Isso
porque serão mais passageiros desembarcando, sendo assim mais pagantes das
taxas aeroportuárias, também beneficiando lojas, restaurantes e demais
serviços.
O Aeroporto também será beneficiado com as taxas cobradas
para pouso. Enquanto, o Boeing 777-300 tem uma taxa de pouso de cerca de R$
8.000, os “Xeiques” terão que desembolsar R$ 13 mil para cada pouso.
A operação deste tipo
de aeronave, era esperada no ano passado. No entanto, devido a crise econômica
fez com que os planos fossem adiados. A partir de agora, a expectativa é de que
outras companhias comecem também a operar aeronaves deste porte nas rotas para
São Paulo.
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