Estar em um ambiente fechado com mais dezenas de pessoas pode ser uma experiência bastante tensa em tempos de coronavírus. E pior ainda quando o voo tem como procedência a China Continental, onde começou o surto que agora se espalha por mais de 15 países. Nesse cenário, será que há um lugar mais seguro dentro do avião?

Se você já espirrou ou se afastou de um amigo que estava tossindo, então você já sabe o básico de como uma grande parte das doenças respiratórias se espalham. Sabemos que, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ela derrama gotas de saliva, muco ou outros fluidos corporais. Se alguma dessas gotas cair sobre você – ou se você tocá-las e, digamos, tocar seu rosto -, também poderá ser infectado.
Além disso, as doenças respiratórias também podem se espalhar pelas superfícies sobre as quais as gotículas caem – como assentos de avião e mesas de bandeja. Quanto tempo essas gotículas duram depende tanto dela quanto da superfície. O ‘tempo de vida’ dos vírus podem variar drasticamente, de horas a meses.